sexta-feira, 5 de outubro de 2007

O Dia Z

Alguém sabe o que vem a ser o dia Z?

Sim, meus caros desconhecidos, o dia Z é o dia da infecção viral que transformará parte da população em mortos vivos; zumbis, mais precisamente, e essa parte da população detonará com e absorvera outro terço da população, deixando dois zumbis para cada pessoa na face da terra. Scary, não?
Bem-vindos à mente de George A. Romero.

Não, não é o Romero do Doom; esse é outro Romero XD
George A. Romero escreve toda sorte de filmes e livros de zumbis. Ele foi o autor de clássicos com A Noite dos Mortos Vivos, O Retorno dos Mortos Vivos, Madrugada dos Mortos, e mais recentemente, Terra dos Mortos, o qual não recebeu críticas muito boas.
Bem, o propósito desse tópico não é comentar a excelente obra do sr. Romero, mas sim a questão da perspectiva pessoal.
Eu vou começar com o jogo.

The Land of the Dead: Road to Fiddler's Green, foi lançado lá por 2004 creio eu, pra Xbox e pra computador. O jogo, a princípio, recebeu boas críticas, na época do pré-release quando só se viam fotos e vídeos do game. Animações bem-feitas, etc, etc.
Entretanto, quando o jogo saiu, a primeira coisa de que se falou foi da jogabilidade. Alegaram que o clipping do jogo era péssimo e que o personagem era muito lento.
Bem, o clipping do jogo é tão ruim quanto o de qualquer outro jogo da engine Unreal, afinal esta foi feita pra se criar jogos de arena, não mapas para games single player. O Postal², lançado mais ou menos na mesma época creio eu, tem um sistema interessante que sempre checa a mobilidade do personagem. Quando ele vê que o personagem não pode se mover, ele teleporta-o para uma área onde ele esteve antes de chegar ali e ainda mostra uma mensagem dizendo para o jogador evitar aquele campo; no LOTD eu só fiquei trancado uma única vez, ao pular num carro capotado e fiquei preso entre o carro e a parede. Quanto a correr lentamente, bem, não é exatamente o que acontece... O fato é que os inimigos são rápidos, pois mesmo não andando muito rápido, eles têm passos largos, e nunca param de avançar, exceto quando morrem... denovo.

Segundo, falaram que o jogo é repetitivo. Porra do caralho, é um jogo sobre zumbis que são nada mais nada menos do que zumbis. Temos três tipos deles; os fracos, os fortes e os que andam de 4 surtando. Os que andam de 4 surtando tem a mesma quantia de vida que os fracos; os fortes demoram mais para morrer com tiros na cabeça. Podem aguentar até 4, ao passo que os fracos morrem no primeiro. Não temos lickers nem hunters aqui, pois não é um jogo de monstro, é um jogo de zumbi.
Temos dois grupos de armas; as meelee, que só podem ser carregadas uma por vez, do tipo, se tu estás com o machado e quiser pegar o martelo, ou o cano, tem que deixar o machado, mesmo sendo óbvio que o cara poderia por o martelo num bolso ou algo do gênero; e temos as ranged, as quais se pode ter todas até onde eu sei. São o rifle .22, o revolver, a glock, a shotgun... bem, jogue e verás.

O propósito do jogo é babasicamente ir das mais profundezas do interior do cacete lah até Fiddler's Green, que até onde eu sei, é a última fortaleza da humanidade nos estados unidos. Para isso, o jogador vai progredindo lentamente pelo caminho até Fiddler's Green.

O que eu quis dizer, basicamente, com o texto acima?
Não vão atrás do que os reviewers dizem, for eles são na maioria um bando de babacas que só ficam criticando os pontos fracos dos games. The Land of the Dead: Road to Fiddler's Green é um jogo fantástico. Mostra bem como seria se acontecesse algum tipo de zombie outbreak, com sobreviventes feridos, zumbis de todo tipo em todo lugar, e por ser uma produção do Romero, não poderiam faltar sustos né? Como no hospital, em determinado ponto onde se pegam munições numa sala e cai um zumbi fdp dum duto de ventilação, ou nos esgotos, em partes onde um zumbi cai dentro de um boeiro e vai parar na frente do jogador, ou quando um deles sai debaixo d'agua, surpreendendo o cara... Várias coisas que contribuem pro bom e velho cagaço do caralho. O próprio jogo em si tem uma atmosfera excelente, por se passar na maioria em ambientes fechados, claustrofóbicos, onde o jogador fica cercado de zumbis por todos os lados.

To com preguiça de fazer thumbnails, então cliquem nos links mesmo e vejam as screenshots que eu tirei do jogo enquanto trocava de cueca aqui por motivos romeiristicos...

Screenshot 1
O jogador tem que atravessar esses milharais umas 4 vezes nessa fase. Imagina que maravilha da tecnologia o cara ter que correr no meio dum mato alto e denso cercado de zumbis que possuem um olfato excelente...

Screenshot 2
Zombies ate my neighbours. Que se fodam, nunca gostei do velho wattson mesmo! XD

Screenshot 3
Ô caraio!

Screenshot 4
Mais ou menos no momento do tiro. Yeheheheheh... Nessa parte, o jogador pula um muro e cai num beco sem saida, e a porra do alarme dum carro dispara, chamando zumbis de todos os lados >.<

Screenshot 5
Matando a véia. P.s.: Tem um punk à esquerda da véia XD

Screenshot 6
Nada como o caos urbano do dia Z.

Screenshot 7
Quem acha que ela levanta daí quando o jogador passa por ela?

Então, enfim... Antes de jogar um jogo, muita gente vai pra net ler reviews e se não gosta do que lê, simplesmente desiste. Ignorem os reviews; assistam videos, vejam fotos, informem-se diretamente com outros jogadores e comprem antes de dizerem que é ruim. Já me falaram mal de muitos jogos que eu joguei e achei excelentes, e esse jogo ae é só um deles.

Hail o/