quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Review - Jogos de celular

Hoje brincando com o meu V3c, tive a brilhante idéia de [i]reviewar[/i] meus amados jogos ^^

Em primeiro lugar, eles não são jogos em java, são jogos em BREW, que é uma tecnologia relativamente superior, mas não tão compatível/barata quanto java. É mais ou menos como ter o PlayStation 3 dos celulares, sabe?
O cara acha que vai comprar o melhor produto do mundo e depois acaba se arrependendo, mas esculachar o PS3 fica pra outro post.

Bem, vamos na lista que eu tenho aqui:

Aliens vs. Predator 3D

Disparado, um dos melhores games do celular. São 6 mapas, mas cada round dura cerca de 10 minutos, sem contar que existem 3 modos de jogo, ou seja, o tempo mínimo de jogo é 3h. Agora, como ninguem é ninja no teclado do celular, o tempo do jogo varia de acordo com o jogador. Eu não cheguei a liberar tudo, pois sempre me fodo no Time Attack da ultima fase. Falando nisso, eu levei mais de uma hora só pra terminar o último nível. Como o jogo é baseado no filme, o último nível se passa entre as barracas, sendo perseguido pela mother alien from hell o que acaba eventualmente fodendo com o jogador, já que ela te manda pro saco com um único ataque.

Gráficos - 10
Alguns ambientes não são texturizados; ao invés de uma textura pra neve, eles colocam uma cor "gelo", mas a maioria dos lugares é, e a iluminação é a melhor que eu já vi em um jogo de celular.
Sons - 9
Pena o telefone só ter um canal de som. Acho que é a coisa que eu mais odeio no meu celular, mas se não fosse isso, seria ótimo ouvir os sons de tiro que são diferentes para cada uma das seis armas, os gritos de cada um dos inimigos e etc.
Jogabilidade - 7
Mesmo não sendo das piores, às vezes é difícil de travar a mira no inimigo, pois a mesma passa muito pra esquerda ou pra direita do mesmo, forçando o jogador a ficar esperando ele se aproximar, o que aumenta as chances de ser atacado =/
Desafio - 10
Não pense que vai ser mais um daqueles jogos que, por ser para celular, os caras colocam no super-ultra-dumbest-easy mode. Aqui o bicho pega.
Replay Value - 10
O jogo te faz jogar e rejogar e rejogar até matar a bateria do pobre celular.

Miami Nights

Basicamente The Sims pro celular... Tu cria teu personagem e escolhe diferentes atributos físicos e psíquicos dele, que vão se alterando ao longo do game. O jogo tem tempo que varia entre dias e noites, e a cidade tem seus horários. Algumas lojas só abrem demanhã, outras só à tarde, outras o dia todo, outras só durante a noite [principalmente festas] e etc. Tu começa trabalhando de arigó no restaurante, lavando louça, e vai subindo dependendo de como é teu personagem. To com preguiça de abrir o jogo agora, mas lembro que assistindo filmes de comédia, o senso de humor do personagem aumenta, a diversão também, mas a cultura cai. Assistindo o telejornal o a cultura aumenta umonte, mas a diversão cai. É bem The Sims-like. Bem divertido :)

Gráficos - 9
Todos os gráficos são bem fluidos, coloridos e animados. Tudo tem uma representação muito boa e se encaixa no cenário. Apesar de 2D, é perfeito pro estilo do jogo ^^
Sons - 8
Infelizmente, todo o som do jogo se resume a umas rumbas caribenhas em MIDI que ficam tocando no fundo e variam de cenário pra cenário =/
Mas aomenos não são midis ruins at all
Jogabilidade - 9
Agente demora um pouco pra se acostumar com o controle isométrico do personagem, mas depois é só alegria. A interatividade com o jogo é muito fácil, até pra quem não costuma jogar no celular.
Desafio - 5
O "desafio" na verdade se resume a ter paciência, já que pra melhorar um atributo tu pode precisar de outro, e pra conseguir esse outro tu precisa de dinheiro, e pra ter dinheiro tu precisa trabalhar, e pra poder trabalhar, tem q esperar cada dia passar pra ir juntando o dinheiro aos poucos.
Replay Value - 7
Igual ao do The Sims. Uma vez a cada dois anos tu vai sentir vontade de jogar denovo, vai jogar viciadamente por duas semanas e largar de mão denovo, a não ser que seja um fã de The Sims. Dae a coisa muda de perspectiva... ^^

Fightality

Simplesmente o melhor jogo de luta pra celular que eu já vi, batendo de longe o The King of Fighters: Mobile Impact. Tem 5 personagens: Willis, Tyler, Tomiko, Dark Tyler e BloodClaw. Começa só com os dois primeiros da lista liberados. A cada 3 ou 4 luta,s o personagem ganha um level, que te permite adicionar pontos em força, agilidade e vitalidade. Nas primeiras 5 ou 6 viradas, o jogador libera todos os personagens, mas o jogo não acaba ae. Tem que treinar aomenos até o level 15 pra desafiar o BloodClaw [que é o mesmo BloodClaw que o jogador escolhe, mas no level 15], pra dae sim pegar a virada verdadeira do jogo.



Gráficos - 9
Os personagens são todos figuras bidimensionais animadas, mas os cenários são todos 3D. No início de cada luta, a câmera fica girando e quando para, os lutadores entram em cena. Simplesmente show.
Sons - 7
Mesmo problema dos canais de audio, que te impedem de ouvir a luta e uma musica ao mesmo tempo, e mesmo assim os caras capricharam. Pode-se ouvir trovoadas na primeira arena e outros sons em outras arenas.
Jogabilidade - 10
Os desenvolvedores do jogo foram compreensivos na hora de criar o sistema de batalha. Os golpes são fáceis de se fazer e o cara não precisa arregaçar o teclado pra jogar, como no KOF.
Desafio - 10
Os inimigos se ajustam de acordo com o jogador. Eles começam no mesmo nível que tu. Se tu mata eles muito fácil, eles ficam um nível acima [mais agilidade, mais vida e mais força] e se ainda assim eles continuarem apanhando, sobem de level até equilibrar o jogo. Perfeito :D
Replay Value - 10
O jogo te faz jogar e rejogar e rejogar até matar a bateria do pobre celular.

Tatu na Corrida do Ouro, a.k.a. Armadillo Gold Rush

Simplesmente um dos melhores jogos do meu celular. Tatu na Corrida do Ouro nada mais é que uma versão avançada do clássico BoxWorld. Funciona assim: assim que tu aperta uma tecla direcional no celular, o tatu rola praquele lado até atingir algum obstáculo, seja ele um desfiladeiro, água, uma bola, uma caixa, uma corrente de ar, etc. A moral é pegar todas as moedas de cada mapa, sendo que o jogo é imenso³. Tem 10 zonas, e cada zona tem de 6 a 10 mapas para serem explorados, cuja dificuldade aumenta gradativamente. Infelizmente, eu não consegui zerar este jogo. Falta uma porra dum mapa, o qual eu já passei duas horas jogando e não consegui descobrir como passar x.x

Gráficos - 10
Tudo é muito bem ilustrado. Os gráficos, ainda que 2D, são bem coloridos e variados. O único efeito que eu achei extremamente podre é quando o tatu rola desfiladeiro abaixo. Realmente é um efeito chinelo, mas o cara a essa altura ja está tão preocupado de ter morrido que nem nota.
Sons - ?
Não sei, nunca joguei com som o.o
Mas deve ser uma musiquinha feia de fundo XD
Jogabilidade - 10
Afinal, é só rolar pros lados; a coisa mais simples do mundo. Claro que às vezes dá vontade de poder parar no meio do caminho e mudar de direção, mas dae perderia a graça.
Desafio - 10
Não requer habilidade... Não na maioria dos níveis aomenos, pois alguns requerem uma noção de tempo :P
Mas é simplesmente perfeito. Eu achei, aomenos. Alguns níveis me deram bons minutos tentando e tentando e tentando passar até achar uma solução ^^
Replay Value - 10
O jogo te faz jogar e rejogar e rejogar até gastar as pontas dos dedos.

FOX Motocross 3D

Jogo de corrida de moto, muito semelhante ao famoso Moto Racer, de PC/PlayStation, com excessão de ter uma função turbo, que causa um efeito de blur maneiro nos gráficos do jogo e te ajuda bastante ^^

Gráficos - 10
Um dos melhores gráficos pro V3c que eu já vi. Tudo é texturizado e tem o efeito de blur quando usa turbo. Só perde pro Aliens vs. Predator 3D por ter apenas 4 temas, enquanto que este tem 6 e efeitos de iluminação, senão...
Sons - 6
Musiquinha bagaceira no menu, o som do motor da tua moto no jogo. Irritante. Adequado, mas irritante.
Jogabilidade - 10
O controle da moto é excelente, nunca deixa a desejar, e o sistema de manobras é ótimo.
Desafio - 4
Apesar de ser muito divertido de se jogar até o final, o jogo nunca se torna muito desafiador, a não ser que eu propositalmente deixe alguns camaradas passarem na minha frente, já que o turbo carrega com as manobras, que só podem ser executadas nos saltos.
Tem-se possibilidades de saltos a cada 5 segundos no jogo =/
Replay Value - 8
É divertido re-jogar algumas pistas pra tentar conseguir um tempo melhor, mas não compensa muito pois o cara não libera novas motos nem nada x(

AstroPop

O clássico das multidões, AstroPop. Basicamente, tu tem uma nave que pega blocos da mesma cor. Puxa um bloco vermelho e ela só vai puxar blocos vermelhos. Combina até 4 blocos vermelhos em qualquer parte do cenário pra estourar eles.
Agora imagina isso valendo pra blocos vermelhos, azuis, amarelos, verdes, roxos, brancos e com pedras e blocos radioativos no meio, e os blocos avançando em alta velocidade. Bem-vindo ao AstroPop.

Gráficos - 10
Apesar de simples, os gráficos são bem coloridos e animados, e os efeitos de partícula nas explosões em massa sã realmente impressionantes. Às vezes a taxa de quadros por segundo até me parece cair, mas como é coisa de menos de um segundo, não tenho nem certeza de que acontece.
Sons - ?
Não sei, nunca joguei com som o.O
Jogabilidade - 10
O jogo é bem fácil de se jogar. O controle ideal para ele seria o do Atari, mas por incrível que pareça, é muito fácil de se jogar ele no teclado do V3c ^^
Desafio - 10
O modo Survival é tudo de bom. Meu recorde foi 9min; alguem bate?
Replay Value - 10
O jogo te faz jogar e rejogar e rejogar até gastar as pontas dos dedos.

Jewel Quest

Outro clássico puzzle do computador portado para celular.
Basicamente, Bejeweled, mas mais desafiador, já que entram em cena novas peças, como a máscara do mal, que não pode ser destruída diretamente, o esquema de pintar o fundo do cenário ou as pedras enterradas, que precisam ser destruídas duas vezes.

Gráficos - 8
É um gráfico bem simplista. Nada que realmente chame a atenção, por ser bom ou por ser ruim. Apenas... Adequado ;)
Sons - -45
O pior som que eu já vi em um jogo de celular. O som se resume a 3 arquivos de som: A musiquinha do menu, o prlim de quando se faz ponto e o plom de quando o jogador mexe uma pedra errado.
Jogabilidade - 10
Basicamente, move-se o cursor para cima da pedra que deseja-se mover, pressiona-se o 5 e move-se a pedra na direção desejada. Ótimo ^^
Desafio - 10
Se o cara só for jogar sem pensar, que nem comece, pois não passa da primeira face [tipo o capítulo 1]. Não sei quantas faces são =/
Replay Value - 10
O jogo te faz jogar e rejogar e rejogar até gastar as pontas dos dedos.

Asphalt 3

O Midnight Club do celular. Muitos carros, muitas personalizações e muitos pegas de rua :D
Também, um dos melhores games de corrida que eu já joguei, e não me refiro só aos de celular!

Gráficos - 10
Apesar de ser um híbrido de 2D com 3D e a maioria das coisas da cidade não ter textura, todos os detalhes dos carros e motos aparecem no jogo, o que realmente é divertido :)
Sons - 9
Clássica musiquinha midi, mas varia de fase para fase ^^
Jogabilidade - 10
Muito fácil de controlar os carros/motos, sem grandes complicações :)
Desafio - 10
Cada modo de jogo é diferente, e nunca é fácil. Pena que em alguns níveis, o pessoal que fez o jogo exagerou e colocou umonte de curvas do cacete, que são impossíveis de se completar sem entrar num poste.
Replay Value - 10
O jogo te faz jogar e rejogar e rejogar até gastar as pontas dos dedos, principalmente por ter 4 níveis a cada cidade, variando entre uns 6 modos de jogo.

Pirates of the Caribbean: At World's End

O melhor adventure que eu já joguei pro meu celular. Possui também vários níveis, gráficos decentes e realmente é relativo com o filme, diferente de certos jogos por ae.

Gráficos - 8
Tudo é belo, apesar de que eles poderiam ter caprichado mais nos efeitos de fogo e nos personagens.
Sons - 9
Tem musica, mas a musica sempre combina com o mapa em questão ^^
Jogabilidade - 8
Em alguns locais, é difícil de se controlar o Jack Sparrow. Os pulos são meio perdidos e isso realmente atrapalha na ultima fase =/
Desafio - 8
As primeiras fases são fáceis demais, e as últimas são IMPOSSÍVEIS =x
Replay Value - 10
O jogo tem vários modos extras, como a batalha de navios e o modo de luta, e ainda assim, dá vontade de fechar no modo original denovo só pela diversão :D

Bem, por enquanto são só esses. Tô caindo de sono aqui x_x'
Quando puder, revieweio o resto dos meus games de celular e posto aqui ^^

Hail o/