quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Finalmente!

"última publicação em 05/03/2008"
Nevermore! ahuaeuaheuaheuhae

Bem, primeiro às explicações: estive realmente MUITO ocupado nesses últimos meses. Minha rotina me deixava com 2 ou 3 horas livres por dia, nas quais, é claro, eu ficava jogando ou lendo [pode não parecer, mas a leitura é, de fato, um dos meus hobbies] ou assistindo "tv" [na realidade eu baixo tudo o que eu quero assistir. Nesse meio-tempo assisti à todos os episódios de Oggy & The Cockroaches:

Oggy =D

E um outro favorito meu, o Guia Escolar do Ned ou Manuel de Sobrevivência Escolar do Ned ou sei eu lá como a Nickelodeon traduziu no Braziu:

Ned Bigby (Devon Workenhousuhaefrölich) e seu Manuel Escolar

Já fazem uns o que? 10 anos que eu não ouço rádio. Desde que posso, baixo minhas próprias músicas e enfio em celular/mp3/mp4/GBA/chaveiro/qualquer coisa que eu tenha á mão e seja capaz de reproduzir música. Nada de propagandas, nada de locais sem sintonia e o melhor: só toca as músicas que o cara gosta. Aliás, não preciso dizer que meus colegas me chamavam de "half man, half machine" [desde que a professora de inglês utilizou o termo].Jogando GBA, com os fones enfiados no MP4, parando apenas pra sintonizar a band no celular na hora que passava Cavaleiros do Zodíaco. Ela sempre dizia que queria me ver "sem bateria" um dia xD
Pior é que eu ficava mesmo irritadiço quando um dos 3 ficava sem bateria :s

Anyway, agora eu tb ñ assisto mais TV. Quero ver um filme. Ahh, vida cruel. Vou ao mininova.org, busco lá pelo filme de minha escolha, jogo pro uTorrent, vou durmir. Acordo no dia seguinte, abro o uTorrent, paro o upload, vou na pasta do filme e jogo ele no MP4 pra assistir com a namorada, ou, em casos extremos, converto pra AMV e assisto no próprio MP4 [mesmo isso me deixando sem bateria até eu encontrar uma tomada ou um pc, o que não demora muito anyway]. Se quero algo mais light, procuro uma temporada de algum programa que eu goste e ponho pra download, como fiz com o Oggy e a primeira temporada do Ned's Declassified School Survival Guide. Um inconveniente no caso da maioria das pessoas seria o idioma; Oggy até nem tem falas. Quando alguém fala algo é estilo "zé buscapé", só pra complementar o humor da personagem, mas no Guia da Birosca a 4 do Ned seria um problema, pois os episódios obviamente estão em inglays, e não se acha legenda em lugar nenhum da net. Ainda assim, eventualmente agente acha um filme dublado [como o Christiante F. que eu baixei esses dias] e já vi até uma temporada inteira de Star Treco em portugues...

Aaaaaaanyway, como eu já havia prometido, estava preparando uma série de jogos que são ÓTEMOS mas nunca fizeram sucesso algum por que os gamers são idiotas demais e acham que um jogo tem que ter gráficos super ultimate realistas e não uma boa jogabilidade. Estive preparando séries separadas; uma para consoles [que eu vou postar provávelmente na média de um console ao dia] e outra para PC, que postarei paralelamente à dos consoles. Começaremos com um dos clássicos que eu acredito que a maioria do pessoal que vai ler a respeito não vai conhecer.

Enter: Vigilance

Vigilance

Em 1998 a SegaSoft, uma subdivisão da SEGA, também conhecida como CEGA frente ao caso Cega Çaturn um ano ou dois depois, lançou este jogo chamado Vigilance. Sabe quando você era pequeno e passava o dia na casa daquele seu primo meio aviadado jogando E-Swat no videogame dele, ou Doom Troopers, ou qualquer outro jogo do gênero e ficava imaginando como esse jogo seria muito mais foda se fosse em 3D? Então, Vigilance é um jogo exatamente assim; é um jogo dos sonhos.

A história é mais ou menos assim: Uma organização/culto [leia-se "Illuminatti"] chamada S.I.O.N. se não me engano agora [ou SION é a organização para a qual os protagonistas trabalham... sei lá, tanto faz -.-] possui planos diabólicos para fazer alguma coisa realmente muito evil tr00 do mal [como de costume]e frente a esta ameaça uma mulher lah criou uma subdivisão de algum FBI da vida só com assassinos particulares porra-louca que, não importa os meios, sempre fazem o serviço.
O jogo tem uns 10 personagens jogáveis, cada um com seus atributos especiais; entre eles uma franco-atiradora, um hacker [que misteriosamente é o que corre mais rápido, despite the fact de que hackers geralmente passam o dia de meia e cueca em casa sentados na frente do pc tomando suco tang e desperdiçando suas vidas], um gordo gigante com uma machinegun do Chuck Norris, um cara que poderia muito bem se chamar Vlad e anda furtivamente, um afro-negão de terno, dentre outros... O jogador pode escolher qual deles prefere usar no jogo e utilizar seus atributos extra como bem quiser.

Os mapas do jogo segundo rumores teriam sido criado por engenheiros na época, então são extremamente realistas. A plataforma de petróleo da primeira fase por exemplo realmente se parece com uma plataforma de petróleo; o mesmo se aplica à biblioteca alguns níveis à frente e a todos os outros mapas. As armas também são bastante variadas, bem como as missões, que envolvem até resgate de reféns. A única pena, na minha opinião quanto a isso, é o jogo não ter veículos. Em alguns mapas teria caído muito bem ;/

A jogabilidade tem um ponto interessante: mira independente. Em alguns jogos como Tomb Raider por exemplo, a mira é travada automaticamente nos inimigos, permitindo que nossa amiga do peito movemente-se quase que livremente na frente do inimigo sem deixar de atacá-lo. A mulher atira inclusive com os 2 braços para trás sem errar um tiro sequer O_o
Anyway, algo parecido ocorre no Vigilance. Você pode correr para a esquerda e movimentar a mira independentemente na tela. Claro que isso às vezes fica estranho. O jogador olhando para o fundo do corredor com o braço pro lado atirando num meliante que está quase atrás dele, mas é claro, dá-se jeito em tudo ^^
Isso é extremamente útil depois que o cara pega o jeito pra coisa, principalmente nos modos multiplayer. Algo parecido pode ser visto em operation Flashpoint. Quem já jogou, sabe como funciona a mira independente.

Os modos multiplayer aliás são um dos grandes fatores deste game. A possibilidade de escolher personagens com diferentes características que são harmoniosamente equilibrados dá um sentimento único ao game, bem como mapas de DM em locais realistas como o tempo budista [com direito à vinícola e tudo!].

Possibilidade de se escolher entre jogar em primeira e terceira pessoa sem que isso afete o game pesadamente, modos mutiplayer de possibilidades inesgotáveis, cenários realistas, armas realistas, interação com o cenário quase completa e roda em qualquer computador de biblioteca.

Pix:

Vigilance 01

Vigilance 02

Vigilance 03

Vigilance 04

Vigilance 05

Vigilance 06

Vigilance 07

Vigilance 08

Vigilance 09

Vigilance 10

Qual foi o grande setback do jogo? Bugs.
Infelizmente, na época do lançamento, o jogo era miserávelmente bugado. Instalação pesada pra época [todos os 650mb do cd eram copiados pro pc e ainda assim o cd era requirido], loadscreens longas [às vezes chegava a 5 minutos], loadbugs [quando o jogo carrega e o jogador está fora do mapa, no meio do nada], a ausência de um sistema de save durante o jogo, paredes e pisos atravessáveis tanto pelo jogador quanto por inimigos, somado à bugs de causa desconhecida que simplesmente fechavam o jogo do nada. Tudo isso acabou contribuindo para uma má fama do game. Claro que a SegaSoft lançou um patch alguns meses depois que corrigiu TODOS estes problemas, mas a essa altura o pessoal já estava de cara com o jogo e provávelmente se concentrava em outras novidades da época. O jogo atualmente tem funcionamento perfeito. Eu mesmo aqui zerei ele já com 3 ou 4 personagens e não tive um random crash sequer!

Vigilance ainda pode ser encontrado à venda em algumas poucas lojas de informática. O patch pode ser encontrado em qualquer lugar da internet. Se não me engano a CD Expert lançou um Game in box trazendo este jogo [junto com Claw, Get Medieval, Army Men e alguns outros], pois lembro de ter brigado com o meu pai determinada vez que eu estava desprevinido e ele não quis comprar a porra do jogo pra mim.

Realmente, é um jogo que vale à pena ser jogado. Tem gráficos de PlayStation 1, mas isso não atrapalha EM NADA o jogo em aspecto algum.

Bem, essa semana ainda estarei postando o primeiro da série dos consoles. Só uma dica: O jogo é de SNES ;3

Hail! /o/