quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Poiséah...

Como todomundo que lê o blog [o que se resume a duas ou três pessoas no máximo] já deve ter percebido, eu demorei muito mais do que uma semana pra realizar o post prometido. Por que disso? Muito simples; um milagre aconteceu.

Eu obtive um PSP.

Yay, não só, mas still. Desde que eu adquiri o bixinho, eu não parei de futricar ele.

Vocês não tem noção da quantidade de coisa que essa porcariazinha faz. Pra mim, é o único produto da linha PlayStation que presta, e o único que eu realmente gosto.

Sim, isso mesmo, eu odeio o PlayStation. Por que?

Simples: a Nintendo tava trabalhando com a Sony num drive de CD pro SNES [pra concorrer com o Sega CD heauaheuhaeuae]. Se o dito cujo tivesse sido lançado, o preço do Sega CD ia baixar, pra ter competição, jogos clássicos seriam lançados em ambas as plataformas e a coisa ia seguir normal.

Entretanto, bastou uma única quebra de contrato entre a Nintendo e a Sony para acabar com o tal drive de CD do Snes. E foi por essa picuínha que a Nãointendo lançou o N64 com cartuchos, e não com CDs.

Bem, o final da história todos sabem. A Sony resolveu seguir com o projeto e criou o Sony PlayStation. Porém, como a mesma era nova no mercado, precisaria fazer contratos com as produtoras de games. Então algum cabaço lá na Sony sugeriu que se gastasse mais com contratos de exclusividade. E foi isso que fodeu com todomundo. Como as empresas ganhavam a mesma coisa que ganhariam pra fazer jogos pra Nintendo, pra Sega e pra Sony só trabalhando com exclusividade pra Sony, era uma oferta irrecusável.

E esse foi o motivo de o Nintendo 64 ter quase que só jogos da Nintendo e o Sega Saturn ter quase que só jogos japoneses ¬¬

O PlayStation era um drive de cd vagabundo do tamanho de um computador do início da década de 90, tinha gráficos horríveis e um controle horroroso, mas tinha mais jogos, e era isso o que importava pro pessoal.

Não fazia diferença se de todos os jogos do PSX, só 10 prestavam. Tinha mais, e era isso o que importava. E foi justamente aí que a Sega quebrou. O SEGA Saturn não se pagou, deixou um grande buraco na empresa. O que restou do dinheiro eles gastaram no DreamCast; um sonho mesmo, que infelizmente tornou-se um pesadelo.

Vamos fazer uma análise básica. Ambos o Saturn e o N64 tinham expansores de memória; o PSX não. Ambos o Saturn e o N64 tinham gráficos melhores que o PSX. Ambos o Saturn e o N64 tinham controles melhores que o PSX. Ambos o N64 e o Saturn tinham modos online. O N64 e o Saturn tinham inclusive versões melhores dos jogos do PSX [o Resident Evil é um bom exemplo, nesse caso]. Porra, o Duke Nukem 3D do Saturn tem iluminação dinâmica, roda em alta resolução e com as texturas borradas [esqueci o nome do efeito agora...]. É um dos jogos mais lindos do videogame; o mesmo se aplica ao temido Duke Nukem 64, que chega a ter áreas diferentes e novos secrets. O DN3D do PlayStation é igual ao do PC, só que roda todo lerdo e tem algumas fases à menos. Ainda assim, foi o mais vendido dos 3 ¬¬

Veio o PlayStation 2, junto com o DreamCast e o GameCube. GC foi amaldiçoado pela violência reduzida e os jogos infantis, e nenhum gamer sério quer passar o resto da vida jogando PikMin e Metroid Prime. O DreamCast simplesmente vendeu pouco, mesmo sendo melhor que o PS2, pois a maioria dos jogos eram novas versões de jogos do Mega Drive e do Saturn, às vezes até remakes, e still, tinha muito pouco jogo bom. Tá certo que o DC suportava 4 jogadores, modos online, coisa e tal, tal e coisa, mas né. PS2 tinha mais jogo.
E depois de uma idade, tornou-se inconcebível não ter um PS2. Jogos OBRIGATÓRIOS de se jogar só saiam pra ele, como Guitar Hero, Devil May Cry, Resident Evil: Code Veronica, etc. Essa foi a geração do Xbox também, que veio um pouco depois e era muito melhor que o PS2, mas muito mais caro também.

Por exemplo, Doom 3 foi planejado pra ser lançado pra PlayStation 2, GameCube e Xbox. A versão do GameCube foi cancelada pela idSoftware pq a Nintendo prefere ficar com os joguinhos gays de salvar a princesa do mundo dos pirulitos e bom-bons da terrível tartaruga assassina do mal. A versão do PlayStation 2 foi cancelada pq o John Carmack postou por aí que o hardware do PS2 era muito "shitty" pra aguentar o Doom 3. Acabou saindo só pra Xbox. Foi aliás a primeira briga entre a idSoftware e a Sony por eles produzirem produtos de baixa qualidade, segundo o Carmack aheuaehuaeh

O PS2 acabou levando a melhor, e é o único console que está vivo dessa geração [mas que a Sony insiste em tentar matar].

O PS2 foi um pouco melhor que o PSX em jogos. Eu vendi o meu a uns tempos atrás pra comprar o PSP, mas tipo, vendi com um porta-cds com uns 90 jogos BONS. Tá certo que tinha uns que ninguém gosta e eu gostei, como a trilogia Fatal Frame, ou o RE Outbreak, que é aliás um dos jogos que mais me deixou saudades. Mas foram 90 jogos que eu zerei um a um durante o ano e meio que eu tive meu PS2. Aliás, eu tava juntando dinheiro pra comprar um Xbox quando um amigo do pai apareceu por aqui querendo vender o PS2 dele por 300 reais. Foi praticamente dado aheuaehuahe

Agora, a comprovação da minha teoria: o PlayStation 3.

O PS3 tá sendo a grande falha da década, isso que faz só um ano ou dois que ele saiu. primeiro, aquela merda pesa 5Kg. Segundo, os controles não vibram mais. A vibração foi trocada por um sistema de acelerômetro, tipo dos controles do Nintendo Wii, que até agora só foi aproveitado em um jogo ou dois. Terceiro, não tem desbloqueio. Quando tiver, ainda vai ser foda pois os jogos são enormes [60Gb em média] e levariam meses pra baixar, e ainda assim, um Blu-ray pirata custa 80 dólares, que pra nós aqui sairia quase o preço de um jogo original, e ainda assim, quem diabos tem um gravador de blu-ray, ou sequer um leitor em casa, e AINDA ASSIM, que jogo realmente bom tem pro PS3?

Ahh, tem Metal Gear. Foda-se, odeio Débil Mental Gear. Acho ridículo um jogo em pleno ano de 2009 no qual tu para a 5 passos do inimigo e ele fica te olhando com uma interrogação na cabeça. Dae ele te reconhece e fica parado no mesmo lugar falando sozinho por 10 minutos, e só então corre pra um alarme.
Além disso, o Metal Gear ja tá bem batidinho... Tem mta versão do jogo que nem presta, como as do PSP mermo. Além de Metal Gear tem o que? Killzone 2? Eu aluguei KillZone 1 pro PS2. Joguei 20min e voltei na locadora pra pegar QUALQUER OUTRO JOGO. Nem lembro, acho que peguei o Minority Report, que é outro jogo podre e curto, mas aomenos jogável. Imagina o Cauzone 2... Deve ser a mesma coisa só que em mapas enormes -.-
Há quem diga que ainda sairão jogos bons pro PS3, mas mesmo assim, pra nós aqui vai custar de 300 reais pra cima D:

Sinceramente, pra que comprar um PS3 quando existe Xbox 360? 4 jogadores sem rolo, muuuitos jogos, pirataria já estabilizada, sem 3RL, sem problema nenhum.

O PS3 também não tem hardware gráfico, assim como o PS2 não tinha [mal e mal um pixel shader 2.0 no PS2] e assim como o PSX também não tinha. Quem viu as comparações entre o GTA4 do Xbox 360 e do PS3 se apavorou. A diferença é enorme. O PS3 é muito pior.

Bom, mas enfim... Existe, entretato, o PSP. PlayStation Portable, para os preguiçosos.
É praticamente um PlayStation 2 portátil. Alguns jogos não tem gráficos tão bons quanto as versões do PS2 [Gun Showdown], outros no PS2 não têm gráficos tão bons quanto as versões do PSP [Silent Hill 0rigins], e outros são exatamente iguais em ambas as plataformas [7 Wonders].
Mas por que um PSP? Qual a graça do bixinho?

Bom, se fosse só por ter um PS2 portátil, não me interessaria, assim como não me interessou em 2005. Bastou eu explorar um com calma [alguns dias] entretanto, pra me convencer de dispachar meu PS2 e comprar um PSP.

Bom, o PSP roda vídeos [já assisti alguns filmes nele], acessa a internet por wireless [o navegador é meio fraco, mas quebra o galho], toca música, tira e gerencia fotos [mas pra fotografar tem que comprar a câmerazinha USB]. Não se impressionou ainda?
Bom, vamos imaginar a cena. Tu tá numa fila de banco. Todomundo olhando pros lados estressado pq a fila não tá andando e você rezando pra fila não andar pois tá quase passando de uma missão difícil do GTA: Vice City Stories. No final do ano passado eu ia buscar a Ruiva na escola dela. Chegava lá 11:30, me sentava perto da diretoria, caçava o sinal da rede wireless sem senha da escola, me conectava discretamente e ficava jogando Worms 2 online às custas do estabelecimento até a dita cuja sair ^^
Ou esses dias mesmo, eu tava indo pra casa dela e tava tudo engarrafado. O pessoal todo esquentando a cabeça no ônibus e eu bem tranquilo jogando Mario 64 no emulador de N64 do PSP.
Mas pra mim o mais legal do PSP nem é os jogos dele próprio, que até são poucos, mas as possibilidades. Tem port de Doom, de Quake, tem emulador built-in de PSX [Resident Evil 3 no ônibus *-*], tem jogos feitos em casa, tem emulador de Mega Drive, de Atari Lynx, de DosBox. Até o Windows 95 eu já coloquei no PSP.

Vou dar outro exemplo básico da utilidade do bixinho. Esses tempos o Tio Osama "durmiu" aqui em casa. "Durmiu" entre aspas pq dormir mesmo foi o que agente menos fez haeuheauh

Enfim, eu coloquei Quake no PSP pelo port [PSPQuake], abri o modo de infraestrutura [TCP/IP] e criei um servidor. Ele então abriu o WinQuake no PC, foi lá em Multiplayer, Join, e entrou. Jogamos todo o primeiro episódio e parte do segundo em modo cooperativo, ele sentado aqui no pc e eu deitado na cama com o PSP.
Achou pouco?

Bom, esses tempos meu PC tava dando pau. Dava tela azul por nada, e foi piorando até que nem ligava mais. Tela azul em pleno ScanDisk ¬¬

Sem crédito no celular, liguei o PSP, abri o ebuddy.com, entrei no MSN Messenger e avisei todomundo do que tava acontecendo. Terminou que eu entrei no MSN eram 9:30 da noite e fiquei até 1h da manhã, como geralmente fico mas no PC, no PSP trovando fiado com a galera. Depois que eu fechei o chat, eu abri o fórum pra dar uma olhada e até esse meu blog aqui pra ver como ficava. O que vocês tão vendo ae na tela do PC, eu to vendo igual na tela do PSP agora mesmo.

Bom, não é o melhor aparelho do mundo, mas é realmente muito bom. Quais são os pecados do PSP pra mim?

1 - A bateria dura muito pouco, pra mim aomenos. 5h ligado não é o suficiente.
2 - Só um analog. É uma merda de se acostumar a mirar nos Sony Buttons pq eles tavam com preguiça demais de por um segundo analógico ali. Realmente faz falta.
3 - R2 e L2. Não me importa como seja, desde que tivesse, seria perfeito. Só um L e um R dificultam na hora de se ter um Guitar Hero por exemplo na plataforma.
4 - Poucos jogos. O PSP tem só um Silent Hill, não tem nenhum Guitar Hero, não tem nenhum Resident Evil, não tem nenhum Devil May Cry. Apesar de que a Sony prometeu que este ano seria o ano do PSP.

Mas isso é questão de tempo. Havia rumores até mesmo de uma versão de Resident Evil: Outbreak online pro PSP, e agora em março mesmo já chega o Phantasy Star Portable, e no meio do ano tem Duke Nukem Trilogy *-*

Bom, mais tarde eu edito aqui e ponho umas fotos e talvez até um vídeo do PSP por ae pra decorar o post.

Comentem, porra!

Hail
o/