terça-feira, 16 de outubro de 2007

Estava eu hoje demanhã, bem simplório trabalhando...

Meu pc...
Meu pc...


Minha mesa... Nem estou ignorando descaradamente a papelada né?

Bem... Emfim... Estava futricando meus arquivos antigos e encontrei vários jogos do Gameboy Advance que eu jogava há uns anos atrás... CastleVania: Aria of Sorrow, o melhor CastleVania que eu já joguei; Max Payne, mto bom e mais fiel ao MP de PC do que o de PS2 ¬¬, Rock' n' Roll Racing ,\nn/ , entre outros, e acabei dando de cara com um tal Pokémon Leaf Green.

Quem teve infância na década de 90 certamente já passou horas e horas na frente do No$gb jogando A Boy and His Bubble, Perfect Dark e certamente Pokémon também. Bem, meu pokémon prefirido dos tres iniciais sempre foi o bulbassauro, mas era uma merda de jogar com ele no Pokémon Red, feito pra se jogar com o charmander ou no Pokémon Blue, feito pra se jogar com o squirtle. E na única vez que eu tinha achado o Pokémon Green, nos tempos do GameBoy Mono ainda, ele tava todo em japonês -_-
Pois bem, houveram remakes dos primeiros Pokémons pro GameBoy Advance e o Pokémon Green se tornou o Pokémon Leaf Green, que é basicamente o Green original só que com gráficos decentes, com animações mais suaves e thankfully em inglês.

Agora, eu não me lembrava de ter esse jogo entre os meus. Eu tenho um Sapphire Edition maluco aqui que eu nunca joguei muito, mas deste eu realmente não me lembrava. Decerto eu tava durmindo quando baixei essa droga.
Bem, comecei a jogar e já me lembrei dos meus tempos de treinador pokémon. E por incrível que paressa, eu ainda lembro dos nomes de todos eles, ou aomenos quase todos. Dos pokémons novos eu não sei pois nunca gostei muito do caminho que o anime tomou das ilhas Laranja em diante, e eu lembro que jogava o pokémon com os nomes em japonês, o que me confundiu mais ainda quando o anime trouxe os nomes todos do inglês diferentes. O Cindaquil pra mim era Hinorashi, então quando eu e os meus colegas conversávamos sobre pokémon, eu falava "mas eu prefiro um chicorita a um hinorashi" eles me olhavam com uma cara de "hinoquem?" :(

Devolta ao jogo, foi um dos poucos jogos que me davam aquela sensação de satisfação quase viciante que os jogos de hoje em dia já não dão mais. TODOMUNDO do meu grupo de amigos jogava. Nós treinavamos de quarta a segunda e na terça nós colocávamos o arquivo com o nosso nome e *.sav num disquete e depois da aula íamos para a casa de um dos guris e desafiávamos uns aos outros. O perdedor tinha que se fuder em alguma coisa, fosse lavando a louça [do meio dia, sendo que o nosso praticamente deathmatch pokémon terminava quase 6h da tarde], fosse comprando alguma coisa [geralmente uns 8 pacotes de trakinas XD], fosse sei lá... em alguma coisa o cara se fodia.

Nós assistíamos pokémon todos os dias às 5h da tarde e jogávamos antes e depois. Se um de nós fosse muito longe, esperava os outros alcançarem. Pra mim, foi um dos RPGs mais completos já criados, pois só no primeiro já temos de cara 151 pokémons pra capturar e treinar e aprender golpes e levar em conta resistências e fraquezas. Um pokémon de planta é efetivo contra um de água ou de pedra, mas se fode se for enfrentar um de fogo. Pokémons elétricos são eficientes contra pokémons de água, mas são fracos contra pokémons de pedra ou de planta. Alguns normais têm seus truques também, como o ataque rápido do Rattata ou o famoso canto do Jigglypuff, que deixa até o mais fuderoso do Pokémon durmindo, permitindo assim que um jogador com um Jigglypuff no lvl 5 derrote um charizard do lvl 32 usando apenas o golpe de patada.

O treinador ganha seus equivalentes de exeriência adquirindo as insígnias dos treinadores de cada ginásio. A moral do jogo é ir capturando e treinando pokémons e adquirir as insíginas dos 12(?) ginásios available e levar elas todas para a liga Pokémon, vencer todos os treinadores e assim se sagrar um mestre pokémon. Os objetivos adicionais são capturar TODOS os 151 pokémons [não todos, mas um de cada XD] e chutar o traseiro do rival [comumente chamado de Gary]. Capturar todos os pokémons significa ter as informações completas dele na PokéAgenda [a.k.a. PokéDex], que é o sonho do Prof. Carvalho [a.k.a. Prof. Oak, a.k.a. Prof. Caralho].

Picz:

Mazaaaah /o/
Mazaaaaaah /o/

Brock's just got owned
Brock's just got owned.

Metapod? :x
Metapod? :x

Ahh, Butterfree :D
Ahh, Butterfree :D

Para dar os ares de Review, vamos comentar os aspectos sólidos do jogo. O som é um lixo... Quase todos os sons dos monstros são representados por uma espécie de apito, e as músicas são versões MIDI das músicas do anime. Nada de errado até ae, afinal, na época do GameBoy isso era o luxo XD
Os gráficos são muito bons. As ilustrações dos monstros são 90% fiéis [tem pequenos casos como o Onyx e o Dugtrio que ficam meio estranhos, mas nada sério], no modo de navegação todos os personagens são do tamanho de um bloco do mapa aproximadamente e no modo de batalha têm formas mais reais [estilo Final Fantasy VII, onde no modo de navegação se joga com anões e no modo de batalha entram os personagens de verdade XD]. Os controles são básicos. B corre/anula, A interage/confirma e o direcional é usado pra escolher as opções de batalha no modo de batalha e pra dirigir o personagem no modo de navegação. No jogo há dois tipos de desafios, os de batalha [tu chega num cara que tem todos os pokémons melhores que os teus e tem que upar teus bichos pra ganhar dos dele] e os de quest, como subornar a tia da guarita da guarda pra te deixar passar, comprando uma SodaPop pra ela, ou buscar a flauta no topo da torre mal-assombrada pra acordar o Snorlax bloqueando o caminho, ou no começo mesmo, pegar o pacote na loja e levar devolta pro Prof. Caralho em Pallet.

Não existem Loadscreens no jogo, o que dá a impressão de se estar jogando num mapa gigante que está todo carregado, quando na verdade me parece que os trechos do mapa vão carregando aos poucos conforme se passa perto deles. A taxa de FPS nunca cai. NUNCA. No caso, como esse Leaf Green é para GBA, os shoulder buttons [as defesas] abrem tópicos de ajuda pra quem nunca jogou pokémon. Acho que poderiam ter feito register buttons como é com o select, mas tudo bem =/

Jogo altamente recomendado. Bom pra passar o tempo e relembrar os anos que passaram ;)

Hail
o/