sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

"If you only knew...

...the power of the dark side" - Darth Vader

Poisé, entrei numa fase Star Wars. Denovo. Ha. .

Mas diferente das outras, com a trilogia original e com o Episódio I, dessa vez eu tenho um jogo DECENTE pra saciar minha vontade. A unica falha grave no universo do George Lucas foi ficar muitos anos sem ter um jogo decente.

Primeiro eram aqueles de Atari, de duelo de sabres de luz, onde o analógico do Atari controlava o sabre pros lados e o botão penetrava, se não me engano. Depois, veio aquele feião de SNES. Mas que coisa mais horrorosa aquele jogo. Era um plataformer, tipo o contra, onde o sabre de luz era a pior arma. Ele não rebatia os tiros, era fraco e tinha um alcance muito curto. Não tinha como usar a força e o controle em si tambem era horrível. E até hoje eu não sei se aquilo que agente controlava era o Anakin ou o Lucas Skywalker, de tão mal-feito que era o sprite.

De qualquer modo, com o tempo, a coisa começou a melhorar. O primeiro jogo mais decentinho foi o Phantom Menace, do PS1, no qual jogava-se com o Qui-Gon Jinn. O jogo era bem legal, apesar de ser meio monótono em algumas partes e ter o ever-terrible ângulo de visão do Metal Gear.

Depois veio o Obi-Wan Adventures, pra GameBoy Color. Não deixem a plataforma enganar vocês. Eu joguei esse jogo por uma ou duas semanas no emulador. Jogos que eu joguei nesse tempo aproximado pra GB/GBC/GBA foram apenas Pokémon, Advance Wars, Godzilla e Doom. No jogo, controla-se o Obi-wan através da intermissão entre o primeiro e o segundo episódios, se não me engano. A alegria da minha via era decorar o tempo que cada tipo de munição demorava pra chegar até mim e rebater o tiro pros droids.

A seguir, veio o jogo mais bunitinho da série, mas outro bem ruinzinho. Star Wars: Jedi Power Battles, pra PSX. Olhando, agente pensa que o jogo é muito bom. É de plataforma, dá pra jogar para 2 e tal. Mas jogando, agente vê que o controle é uma merda total e que o jogo tem o mesmo defeito do Senhor dos Anéis aquele pra PS2. É um jogo lindo, com bons efeitos e o cacete a quatro, mas se resume a movimentar teu personagem para perto dum inimigo e ficar punheteando o X até ele morrer.

Na minha opinião, pode-se dizer que a primeira série decente de jogos da franquia foi a série Jedi Knight, já que o Dark Forces tinha muitos bugs e vários errinho básicos [sistema de saves de videogame no computador, por exemplo]. Começou com o Star Wars - Jedi Knight e sua expansão, Star Wars - Jedi knight: Misteries of the Sith. Após, veio Star Wars - Jedi Knight: Jedi Outcast [A.k.a. Jedi Knigt 2] e então, na mesma engine mas com algumas mudanças básicas, Star Wars - Jedi Knight: Jedi Academy [A.k.a. Jedi Knight 3]. No JK, no Misteries of the Sith e no JK2, joga-se com o não tão famoso Kyle Katarn, o qual é jedi meio n00ba. Nos primeiros JK, ele começa a se envolver com o lado nêgo da força ae se afasta e volta a ser um mercenário. Entretanto, quando uns jedis matam a parceira dele, conhecida como Jan Ors, ele é obrigado a voltar a ser um Jedi. No Academy, finalmente, você deixa de encorporar o Kyle e joga como um avatar de si mesmo.

Crie um personagem e jogue com ele através do caminho para o domínio da força. Torne-se um Jedi ou um Sith. A decisão é sua.

Eu tive que parar de jogar o jogo Single Player porque deu merda aqui. Infelizmente, tem um bug no jogo que permite que ele feche sem mais nem menos a qualquer momento, e te deixe com cara de bobo olhando pra Desktop. Acho que estou na ultima fase, mas quando o filmezinho vai carregar, o jogo fecha e te manda pra área de trabalho. Tive esse bug, na realidade, mais no modo multiplayer do que no singleplayer.

Por sorte, entretanto, esse bug pode ser corrigido com o melhor programa que eu já vi. Se chama Ultra Utility. É um add-on pro Jedi Academy que deveria estar na lista dos indispensáveis, e não na dos Add-ons. O programa faz tudo. TUDO.

É um media player, kill tracker [grava o numero de vezes que tu matou, morreu, empatou... Tua eficiência, o numero de duelos perdidos e vencidos, e tudo separado entre outros players e bots], corrige esse bug do JA MP que deixa o jogo fechar do nada, dá novos estilos de chat... Umonte de coisa. Com ele, tu pode escolher frases padrão, tipo, quando um amigo teu entra no jogo, pra cumprimentar ele automaticamente, ou quando tu vence ou é derrotado em um combate. Quando eu vou duelar com alguém, aparece a mensagem "Boa sorte [nome da pessoa], e que o lag esteja com você" [Good luck [...], and may the lag be with you.].

Dessa vez não tem screenshot, mas tem um video bem ruinzão que eu gravei aqui. O jogo tem algumas regras no Free For All. Por exemplo, tu não pode atacar um jogador se ele estiver com o sabre desligado e desarmado. Atacar refere-se a usar de uma arma ou a força para fazer qualquer coisa com o dito cujo. O jogo também tem muitos glitches. Só no mapa do server do meu clan, tem 4. Duas paredes atravessáveis, um teto e um elevador assassino. Muitos n00bs gostam de usar o force grip com alguém que está no menu de opções ou no chat, pois esta pessoa fica invulnerável, e arrastá-la até a parte debaixo do elevador. Ae o cara senta a bunda na frente no pc, aperta Esc pra voltar pro jogo e morre esmagado.



Podem notar que os caras desarmados não atacam, ficam apenas assistindo. Essa foi uma das poucas vezes que eu fui pra um FFA... Geralmente eu convido as pessoas pra um duelo e assim vai ^^
Tem dias que aquele cantinho ali onde tava o cara fica cheio de gente. Ae é só chegar num dos arigós que estão parados e apertar K pra desafiar ele. No modo de duelo, os jogadores não enxergam outros players à sua volta. vêem apenas um ao outro. Não podem ser tocados nem atingidos de maneira alguma pelo mundo exterior. Só existem 3 possíveis saídas de um duelo. São elas:
1- Vitória e derrota, na qual os dois jogadores lutam até que um vença;
2- Suicídio, na qual um jogador se joga de um penhasco ou de um lugar muito alto e morre sozinho
3- Fuga, na qual o jogador [geralmente o que está perdendo] perde a conexão com o servidor ou vira espectador.
Duel é o modo de jogo mais popular, mas também temos Free For All, Team Free For All, Captura à bandeira, Siege, etc.

Ah, outro essencial pra quem quiser jogar online é o mod JA+. Esse mod traz o gancho [grappling hook] que eu usei ali, mais alguns movimentos chamados Katas, que são tipo especiais, como o Saber Shield, no qual o jogador se abaixa e os sabres ficam girando ao redor dele, ou o Aero Slasher, no qual o personagem pula girando de lado com o sabre de luz aceso e corta quem passar por baixo ou por cima.
Sem o JA+, não se entra nem em 10% dos servidores disponíveis para o jogo.

Bom, pra finalizar, é um ótimo jogo. Não estou muito no clima pra escrever hoje, então assitam o video, comentem e sejam felizes. Se alguém aí se interessar e quiser jogar, fale comigo que eu consigo a programaiada tudo ^^

Hail
o/