quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Nunca fui...

...não sou nem provavelmente chegarei a ser algum dia fã de jogos em Flash.

Tirando que são os jogos mais podres e mais mal feitos e bugados de todos os tempos, e que qualquer zé que ficar meia hora futricando no Google aprende a fazer.

Though, eu encontrei um esses dias, por recomendação de um amigo aliás, que merece um post no blog.

Exmortis.

O jogo é tipo esses famosos *escape do quarto* que tem vários fãs. Eu até gosto, mesmo sendo um zero à esquerda nesse tipo de jogo x_x
Mas o Exmortis é diferente.

Não apenas por ter uma história EXCELENTE para um joguinho de flash, mas por ser bem-feito no termo geral da coisa.

Exmortis é um jogo de terror ambientado numa bizarra casa abandonada. O jogador está no papel de um maluco que se perdeu na floresta ou algo do gênero e é obrigado a entrar na casa pra não morrer congelado no inverno lá fora.

Ao entrar na casa ele começa a encontrar livros e pistas, pra não mencionar cadáveres... que, enfim, contam a porra toda que acontece lá.

A navegação é típica do gênero. Basta ir clicando em determinados pontos da tela, de preferência os mais óbvios, como objetos ou portas XD e ir navegando, pegando pistas e etc. A jogabilidade não envolve muita ação em si, apenas exploração e um baixo nível de interação, como pegar um objeto aqui e usar ali e etc ^^

Os gráficos, por assim dizer, são excelentes. A maioria desses jogos possui um visual tosco ou aomenos "aceitável"; Exmortis é mais do que decente e superior no quesito. Com excessão de uma ou duas telas das que eu vi, todas foram muito bem feitas, apesar de que o criador preferiu usar imagems em média resolução, acho que pra não ter um loadscreen de meia hora, mas nada que realmente estrague o jogo, já que a maioria dos jogos do gênero não tem nem efeitinhos de textura e iluminação como o Exmortis.

Os sons também não deixam a desejar. O unico som mais tosquinho é o das portas abrindo... Os demais, principalmente os do ambiente, simplesmente detonam. Aliás, esse é o ápice do jogo, eu acho, técnicamente. Os sons combinados com os gráficos criam uma atmosfera que eu digo "sem medo" que é semelhante à do Doom³, senão mais pesada. Um lugar que me enche de medo em particular é o banheiro. Puta que pariu, me dá um aperto no peito de ficar lá dentro... Aquela banheira cheia de sangue, a pia toda suja... sei lá, muito bizarro O.o
Outro lugar que me deixa assim é o sotão da casa, onde tem o que sobrou um maluco, pendurado pelos braços.

A história o jogo eu não vou comentar nada a não ser dizer que é MUITO boa. Nada que mereça um oscar é claro, mas muito superior às historinhas cliche que estamos acostumados a ver nesse tipo de jogo. Tanto que ao que me parece, já existe o 2 e o 3 está sendo feito. Exmortis é antiguinho aliás, mas eu sou fã de jogos de terror e nunca tinha visto ele em nenhum site O.o

Fotos [não coloquei thumbnail pq ta chuvendo e leva 2h pra upar uma imagem nessa merda]:

Attic

Bedroom

Bathroom from hell :x

Main entrance

Fuckin' ghost o.o'

Library

Olhando as fotos o jogo pode não parecer grandes coisa, mas desliguem as luzes, ponham seus devidos fones de ouvido, aumentem o volume e joguem isso ae sozinhos. Bem, eu sou suspeito pra falar pq me assusto com qualquer jogo ¬¬ mas esse jogo ae realmente parece ser muito bom.

Link para o jogo no Newgrounds: Exmortis

By the way, estou baixando Time Splitters pra PS2. Dizem que é bom e tal o.o

Quando o download terminar eu revieweio ele aqui XD

Boa sorte no Exmortis

E me avisem por comentário se descobrirem como abrir a porta do celeiro x_x

Hail
o/